CONSTELAÇÃO FAMILIAR
A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que busca revelar e resolver dinâmicas familiares inconscientes, promovendo a cura e o equilíbrio dentro do sistema familiar. Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger se baseia na ideia de que os problemas e conflitos individuais podem estar relacionados a dinâmicas familiares inconscientes e padrões intergeracionais.
Considerar uma família como um sistema interconectado onde todos os membros influenciam uns aos outros, e por isso, problemas individuais podem refletir desequilíbrios ou questões não resolvidas dentro do sistema familiar.
A sessão de Constelação Familiar pode ser feita com participantes ou bonecos que representam membros da família do cliente, revelando dinâmicas ocultas e padrões de relacionamento. Essas representações ajudam a trazer questões inconscientes que influenciam o comportamento e as emoções do cliente.
Hellinger propôs que existe um campo que armazena memórias e experiências de todos os membros da família, e que resoluções sistêmicas são feitas através da visualização das dinâmicas familiares, onde o facilitador pode ajudar a realinhar o sistema, promovendo reconciliação e equilíbrio.
A Constelação Familiar é fenomenológica, o que significa que se baseia na observação direta das experiências e sentimentos dos participantes durante a sessão, sem uma análise intelectual detalhada.
Pode ajudar a resolver conflitos intergeracionais e promover a cura emocional, levando as relações familiares mais harmoniosas, sendo que ajuda os participantes a verem suas situações e problemas de uma nova perspectiva, muitas vezes promovendo empatia e compreensão.
Muitos relacionamentos têm um intervalo emocional significativo após participarem de uma constelação, sentindo-se mais conectados com suas famílias.
A constelação familiar é considerada uma abordagem alternativa e deve ser vista como um complemento a outras intervenções e técnicas terapêuticas, e não como uma solução única para todos os problemas.
Para quem é indicado a Constelação Familiar?
É indicado para todas as pessoas que entendem que conflitos internos podem estar conectados ao seu sistema familiar, e buscam identificar e trazer à consciência padrões e dinâmicas familiares ocultas que afetam níveis na vida da pessoa.
Pessoas que enfrentam dificuldades em seus relacionamentos familiares ou românticos podem se beneficiar da constelação familiar, assim como para indivíduos com problemas emocionais como ansiedade, depressão e traumas, especialmente quando esses problemas parecem ter raízes familiares.
Também pode ser indicado para aqueles que experimentam padrões repetitivos de comportamento ou conflitos que parecem passar de geração em geração, ou que sentem que suas dificuldades podem estar ligadas a questões emocionais ou intergeracionais, e pessoas interessadas em entender suas melhores dinâmicas familiares e promover um crescimento. pessoal profundo.
É de extrema importância, antes de uma sessão de Constelação, o constelado saber se o tratamento está de acordo com suas opiniões e entendimento sobre a vida.
Não deve substituir tratamentos médicos ou psicológicos convencionais, especialmente para condições graves. Pode ser usado como complemento.
A Constelação Familiar pode ser feita de forma presencial ou on-line.